Que venha 2018
Mudança de hábito do consumidor, possível recuperação da economia e queda dos juros são os principais motivos apontados para a melhoria no segmento
A crise política e econômica que tem assombrado o Brasil nos últimos anos impactou diversos setores no país. Um dos segmentos mais prejudicados foi o varejo, devido à redução do acesso ao crédito e diminuição do poder de compra do consumidor. Empresas que precisaram reduzir os custos para sobreviver à turbulência estão procurando formas de aumentar o faturamento. Uma das alternativas que vem crescendo e se apresentando como solução são os street malls, centros comerciais localizados em regiões com alta densidade populacional e mix de lojas que oferecem conveniência ao consumidor.
De acordo com Evandro Veiga Negrão de Lima Jr., presidente da My Mall, que atua há cerca de cinco anos na incorporação, administração e operação de empreendimentos desse segmento, os street malls atraem os clientes devido à facilidade em fazer compras em comparação aos grandes shopping centers. “Agilidade, praticidade, rapidez e conveniência. Esse é o diferencial dos street malls em relação aos shoppings. Você consegue fazer uma compra de forma bem mais rápida”, avalia.
Com um custo operacional vantajoso, os street malls atraem os clientes. É o que explica o presidente da My Mall. “As lojas se vendem sozinhas para o consumidor. Não é necessário algum tipo de evento para atrair atenção para a loja, ela já é vista de longe. Sem contar a vantagem de oferecer um conjunto de serviços necessários em uma região em um empreendimento aberto, sem o peso de arcar com altos custos mensais.”
O executivo explica que o investimento em um street mall é seguro, embora tenha retorno em longo prazo. “Investir em lojas de rua organizadas é bem mais interessante frente a uma loja isolada, pois, mesmo em épocas de crise, quando o comércio tende a ter um desempenho mais fraco, a ocupação dos street malls de qualidade costuma se manter. Esses centros comerciais normalmente têm um público fiel, geralmente composto pelos moradores do entorno já habituados a resolver demandas do dia a dia ali”, afirma Evandro Negrão de Lima Jr.
Neste ano, os resultados foram positivos para a My Mall, o que comprova que investir nesse novo segmento é uma alternativa que tem dado certo. A incorporadora finalizou um empreendimento na Região da Pampulha, que totaliza cerca de 1.500 metros quadrados (m²) de área bruta locável (ABL), o nono da empresa. “Conseguimos manter altas taxas de ocupação e inauguramos, em dezembro, nosso quarto locatário no segmento de academia, sendo a primeira da rede Smart Fit, uma das cinco maiores redes do mundo, na nossa unidade Pampulha. Além disso, estamos desenvolvendo seis novos projetos, localizados em Betim, Ribeirão das Neves e nos bairros da capital mineira Jardim Vitória, Ouro Preto, Palmares e Buritis”, destaca.
Já para 2018, as expectativas são positivas. O empresário acredita que, com a queda dos juros – que atingiu o menor patamar da série histórica, em 7% ao ano, podendo cair ainda mais em 2018 – aliada à mudança de hábito das pessoas, que cada vez mais buscam praticidade, agilidade e conveniência, em linha com a concorrência dos grandes shopping centers e o comércio eletrônico, o setor continuará a crescer e segue com otimismo em relação a 2018.
“O ano foi bem difícil para a economia e para a maioria dos setores, porém os street (ou strip) malls performaram bem. Em termos macro, o PIB acumula queda de praticamente 10% nos últimos três anos, mas agora parou de cair e começou a apresentar uma leve alta depois de algumas medidas corretas do governo”, destaca o empresário, que cita a necessidade de sensibilizar os deputados e senadores para o crescimento. “A reforma da Previdência é fator chave para sustentar esse movimento de recuperação”, acrescenta.
LANÇAMENTOS
A empresa prevê lançar três empreendimentos, que demandarão aproximadamente R$ 30 milhões de investimentos: dois na capital e um em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A previsão é de que os três empreendimentos, juntos, gerem aproximadamente 500 empregos, e, em operação, outros 200 postos de trabalho.
Um dos empreendimentos é o My Mall Power Parque Real, que será construído no Bairro Jardim Vitória, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Com quase 3 mil apartamentos entregues, terá aproximadamente 5 mil metros quadrados de ABL na sua primeira fase, lojas destinadas ao setor de alimentação, comércio e serviços e um grande supermercado como âncora. Outra unidade será o My Mall Street Ouro Preto, que será erguido na Avenida Fleming, no Bairro Ouro Preto, na Região da Pampulha. O empreendimento terá 2.385 m² de área bruta locável, três lojas âncoras e oito lojas satélites.
A My Mall vai investir outros R$ 10 milhões, considerando terreno e obras civis, em um street mall em Ribeirão das Neves (RMBH). O empreendimento contará com ABL de aproximadamente 2,7 mil m², 23 lojas satélites e posto de gasolina. A previsão é de que os empreendimentos sejam inaugurados no fim de 2018.